Book Now

A História da Lasanha

Na hora de jantar, sentimos aquele cheirinho de queijo no forno, a casa completamente perfumada. Na cozinha está sendo preparado um dos pratos mais cobiçados pelos amantes das massas, com uma crosta crocante, recheio em diversas camadas e borbulhando uma sensação de prazer completo, estamos falando de Lasanha!

Um dos pratos de massas mais amados do mundo pode parecer muito simples, mas tem há como negar, não é qualquer lasanha que conquista o nosso paladar. Mas você conhece a história dessa delícia? No imaginário coletivo a Lasanha é considerada uma especiaria italiana, mas infelizmente chegou a hora da verdade.

Primeiro precisamos saber que a origem das massas está associada ao trigo, isso aconteceu há mil anos antes de Cristo, quando os povos do oriente médio e os gregos passaram a consumir a especiaria. O termo “massa” é proveniente do Latim “Pasta”, muito comum hoje em dia também, este nome é o mesmo do seu país de origem. A palavra Lasagna ou Lasanha vem do grego “Laganon” que significa: um pedaço de massas cortadas em bandas, o que dá origem a Lasanha. Esse alimento tem seu nome oriundo do modo como é preparado e não pelos seus ingredientes, como é o que acontece com a maioria dos outros pratos que provamos por aí.

A Lasanha é portanto, um alimento de origem da Grécia Antiga, e não Italiana como sempre pensamos. Na verdade a Lasanha mais famosa e conhecida como a “originária” não é a bolonhesa. Antigamente a Lasanha era montada com camadas de molho e massa. Com o tempo as receitas foram sendo modificadas, aprimoradas e hoje conhecemos um extenso cardápio de sabores deliciosos dessa iguaria.

lasagne

A história da Lasanha conta com a Itália alegando que foram eles quem criaram a receita. A verdade é que os italianos merecem o destaque por terem desenvolvido e aperfeiçoada a Lasanha, afinal o que podemos dizer de uma deliciosa lasanha preparada no melhor estilo italiano, se não apenas palavras de amor e carinho, não é mesmo? Mas há um documento, descoberto por pesquisadores que na Grã-Bretanha foi encontrado um livro de receitas datado de 1390, onde aparece uma receita de Lasanha.

Mas a Itália é o país que mais consome massa, são quase 28 kg de massa por ano e por habitante, a produção chega a praticamente 3.191.505 toneladas, onde 50% está destinada a exportação. Em seguida a Venezuela e a Tunísia continuam o ranking de maiores consumidores de massa.

As massas fazem parte da lista de alimentos favoritos, principalmente dos brasileiros. Uma pesquisa internacional realizada pela ONG Comitê de Oxford de Combate à Fome (Oxfam) e divulgada pelo jornal O Globo,  revela que o prato preferido dos brasileiros não é a feijoada, mas sim a lasanha. Mas os outros tipos de massa como os espaguetes, penes, pizza, nhoque, fazem parte da lista dos preferidos.

Ficou com vontade de se deliciar com uma maravilhosa lasanha ou macarronada? A Villa Sonali prepara os melhores pratos para você. E se ficou curioso é só conferir o nosso cardápio online. Esperamos por você!

Fonte: https://mybravoblog.wordpress.com/2015/07/22/the-history-of-lasagna/
http://gregoire.com.br/2015/05/11/massas/
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/lasanha-preferida-do-brasileiro-2758551
By | 2018-06-28T19:12:00+00:00 novembro 4th, 2016|Blog|

About the Author: