Um dos acessórios mais delicados que uma noiva pode usar no dia do seu casamento é o véu. Feito de um tecido leve, o véu pode ser de vários tamanhos, o que torna a peça tão misteriosa. Por mais belo e delicado que seja, ele esconde o rosto da noiva tornando esse momento  mágico. Para ficar preso na cabeça o véu é acompanhado de uma tiara, coroa e grinaldas, o modo como ele ficará preso depende do penteado da noiva.

Algumas noivas sonham em casar de véu e grinalda, como dizem, mas outras não, acham o acessório desnecessário, ou ele simplesmente não combina com o estilo da noiva e do casamento. Apesar de ser apenas um detalhe o véu conta muitas histórias. Ele não significa apenas um ornamento para complementar o vestido da noiva, como a maioria das pessoas pensam.

casamento

A famosa cena que sempre vemos em novelas e filmes do pai abaixando o véu da filha antes de entrar na igreja, simboliza a transição para a nova vida desta mulher. O véu neste caso é símbolo de honra e dignidade. Mas esta é apenas uma das teorias que o véu esconde. Ele já faz parte da há muitos anos da cultura do mundo, na antiguidade as mulheres usavam o véu como se fosse parte de suas vestimentas, como é hoje em alguns países. Em alguns lugares apenas as mulheres que pertenciam à nobreza podiam fazer uso da peça, no caso, para proteger pele e cabelos do sol.

A espiritualidade está muito envolvida no casamento e claro, no véu. Segundo algumas histórias a noiva é o alvo dos maus espíritos, por isso era preciso cobrir o rosto e estar acompanhada de outras mulheres vestidas de forma parecida, segurando seus buquês para enganar os maus espíritos que tentassem fazer-lhe algo. Na Grécia, além do motivo espiritual, o véu servia para esconder o rosto da noiva de seus admiradores, espantando a inveja e cobiça. E na Idade Média o tamanho do véu demonstrava o tamanho da riqueza da noiva. Em algumas culturas o véu cobria a noiva da cabeça aos pés, levando assim a proteção para todo o seu corpo.

Mas engana-se quem pensa que o véu deve ser apenas branco. As cores são muito importantes, por exemplo, era muito comum encontrar a cor azul nas vestimentas da noiva, tanto no véu quanto em algum detalhe, o azul é a cor que simboliza a tranquilidade e a paz.

Na Grécia a cor amarela era símbolo de luz e alegria, já em Roma o véu de linho era decorado com fios de ouro e prata. O branco sempre foi considerado a cor da pureza, mas as outras cores não deixaram de aparecer nos vestidos de noiva. Hoje em dia nem todas as mulheres optam pelo uso do véu, apesar de já ter sido considerado uma peça fundamental nas vestimentas das noivas. Na verdade o véu pode ser considerado uma tradição mas também apenas um acessório, tudo depende do que a noiva vai preferir.

Fonte: http://www.enoivado.com.br/curiosidades/voce-sabe-por-que-as-noivas-usam-veu/