O Ceviche é um dos pratos deliciosos que servimos aqui no restaurante da Villa Sonali e por ser tão gostoso é preciso conhecer um pouquinho da história dessa especiaria. O prato de origem peruana é ótimo para ser degustado no verão, já que por ser servido frio, ajuda a refrescar. Seu preparo é feito a partir de peixe cru marinado em suco de limão. Mas há segredos especiais para deixar esse prato fabuloso.

O peixe deve ser branco, sem muita gordura, músculo vermelho, mas sua carne deve ser firme como o da lagosta, camarão e o polvo. O tempero especial do Ceviche é a lima, um cítrico diferente do que encontramos no Brasil. É a partir desse ingrediente que preparamos o “leche de tigre” uma espécie de suco que fica depois do peixe ser marinado na lima com outros ingredientes.

No Peru alguns ingredientes são obrigatórios no preparo do Ceviche como a cebola e a pimenta. Outros ingredientes extremamente importantes são as algas, o milho, batata-doce e tudo o que puder dar consistência ao Ceviche. E claro os temperos como cheiros-verdes que dão aquele toque especial. O prato deve ser servido com um milho tostado, fervido ou batata doce, ou batatas portuguesas.

registros deste prato com cerca de 2000 a.C no povo Mochica, no litoral norte do Peru. Nesta época o peixe já era marinado em suco de curuba (parecido com maracujá), faz parte da tradição pois os Incas faziam algo parecido com uma bebida fermentada do milho, e então a pimenta entra na história, sendo obrigatória, como falamos anteriormente. Até então os ancestrais só usavam o que tinham e conheciam, o limão só foi ser parte essencial deste prato no século XVI.

No Peru o Ceviche possui até data de homenagem, é o dia 28 de julho, véspera de São Pedro, o Ceviche é orgulho nacional dos peruanos e virou até Patrimônio Cultural do país. Quem viajar para Lima pode visitar um dos mais de dois mil restaurantes especializados, são as “Cevicherías”.

Agora que você já sabe tudo sobre a história do Ceviche que tal arriscar e preparar esse delícia? Siga o passo a passo da receita e depois nos conte o que achou.

Ingredientes

  • 4 filés de peixe branco cortados em cubos
  • 5 colheres (de sopa) de suco de limão
  • 1 cebola roxa fatiada fina
  • 1 pimenta dedo de moça sem semente fatiada fino
  • 2 colheres (de sopa) de coentro picado
  • ½ colher (de chá) de sal
  • 3 colheres (de sopa) de milho verde cozido (em lata ou no vapor)
  • Rodelas de batata doce cozida para servir

Modo de Preparo

  1. Coloque o peixe em cubos em uma tigela
  2. Tempere o peixe com o sal e pimenta.
  3. Junte o coentro picado, metade da cebola e o milho, misture bem.
  4. Acrescente o suco de limão, mexa bem e deixe descansar por 15 minutos coberto por papel filme e na geladeira.
  5. Depois acrescente o restante da cebola fatiada, misture mais um pouco e sirva com rodelas de batata doce cozida.

Se você achar que ficou muito ácido, acrescente uma colher de água gelada. Use apenas produtos que estejam super frescos e não esqueça de servir bem geladinho.